segunda-feira, 25 de abril de 2011

Redes de Leitura ocupou São Paulo

O projeto Redes de Leitura, com 21 representantes, chegou a São Paulo no dia 11/04 às 08horas da manhã cheio de alegria e muita ansiedade. Partimos em direção ao Hostel Saci e faltavam sempre três quadras! Depois de nos acomodarmos iniciaríamos os trabalhos.

À tarde, o grupo foi recebido por Célia e Bel, coordenadoras dos pólos Guaralendo e Literasampa e Volnei coordenador do Prazer em ler do Instituto C&A. Na primeira atividade conhecemos educadores de outras organizações e tivemos um bate-papo sobre como iniciamos o contato com a leitura. Foi um momento de muitas emoções, conhecer como diferentes educadores descobriram o prazer pela leitura.

 No dia 12 fomos conhecer o Museu da Língua Portuguesa, localizado no centro de São Paulo. Uma visita de muitas surpresas, poemas lidos e vistos. No auditório assistimos a um filme sobre a origem da Língua Portuguesa e sua presença no cotidiano e na história de seus usuários.

À tarde participamos de um momento de compartilhamento de experiências entre os grupos. A turma de Porto Alegre apresentou duas experiências de atuação na rede de bibliotecas comunitárias: formação e ação voluntária. Conhecemos também os outros projetos apoiados pelo Instituto C&A e suas ações.  Esse encontro aconteceu na Biblioteca de São Paulo, construída onde funcionava a penitenciária do Carandiru, e que atualmente é uma referencia entre as bibliotecas da América Latina. 

 No dia 13 pela manhã tivemos a oportunidade de conhecer o Museu Afro-Brasil. Foi uma experiência maravilhosa para todo grupo, pois é um lugar de muitas descobertas. Saímos do museu com muitos desejos de conhecer mais sobre nossa cultura, de trabalhar com diferentes grupos sobre os temas vistos lá.

A noite foi de ir na Cooperifa, localizada na zona sul de São Paulo. Lá participamos do Sarau Poesia no Ar. Mais de 250 pessoas da comunidade se revelaram em seus textos fortes, musicados e de extrema emoção. Concluímos o dia soltando balões brancos, com poemas, pelo céu de São Paulo.

 No dia 14, pela manhã, antes de voltarmos para POA, aconteceu um grande bate-papo sobre escritores afro-brasileiros. Neide de Almeida conduziu com sabedoria e poesia o momento de conhecermos mais sobre Mia Couto, Ondjaki, Nelson Saute entre outros.

 Valeu muito à pena foram momentos de integração, aprendizagem, festa e muita alegria. Que venha o próximo!!

No encerramento, foi a hora de darmos um presente para quem nos recebeu muito bem.Com o apoio do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, deixamos em São Paulo o que temos de melhor: livros de escritores gaúchos para comporem os acervos da biblioteca comunitárias de Sampa e Guaratingueta.

Chegada ao Museu de Língua Portuguesa
 
 
Compartilhando experiências! Biblioteca de São Paulo
Museu Afro-Brasil

Cooperifa
 
 
Descobrindo a Literatura Africana

Com o apoio do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, educadores de Porto Alegre presenteiam Polos de Sampa e Guaratinguetá com Livros de escritores gaúchos


Se despedindo de São Paulo
 
 
 
 
 Notícia postada originalmente no blog da ONG Cirandar:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: